Resumo da bíblia de Gênesis à Apocalipse. Pregações, testemunhos, post, frases, louvores, entre outros.
Postagens populares
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Capítulo 35 de Gênesis
O capítulo 35 de Gênesis começa com Jacó cumprindo o que Deus lhe ordenara. Deus disse a Jacó que subisse a Betel, habitasse lá e levantasse um altar ao Deus que lhe apareceu no tempo em que fugira do seu irmão Esaú. Jacó comunicou à sua família e a todos que estavam com ele, que retirassem os deuses estranhos do meio deles, se purificassem e mudassem suas vestes. Vamos subir a Betel e lá farei um altar ao Deus que esteve comigo no dia da minha angústia, disse Jacó. Entregaram a Jacó todos os deuses estranhos e os brincos das suas orelhas. Jacó pegou os pertences e escondeu debaixo do carvalho, em Siquém. Depois que partiram, a ira de Deus sobreveio sobre as cidades que estavam ao redor deles, logo ninguém seguiu os filhos de Jacó. Assim chegaram Jacó e o seu povo na cidade chamada Luz, na terra de Canaã (Betel). Chamou o lugar que edificou o altar de El Betel, pois Deus tinha manifestado ali seu poder na época em que fugira do seu irmão. Rebeca, mãe de Jacó e Esaú, sepulta sua ama chamada Débora perto de Betel, ao pé do carvalho, cujo nome chamou de Alom-Bacute (carvalho do pranto). Jacó retornando de Padã-Arã, Deus lhe apareceu novamente e o abençoou. Disse Deus: Seu nome será Israel e não mais Jacó. Multiplica-te! De você sairá uma nação e uma multidão de nações, e reis estarão entre os seus descendentes. A terra que dei a Abraão e a Isaque, também será sua e de seus descendentes. E Deus subiu do lugar onde falou. Jacó levantou uma coluna de pedra no lugar em que Deus lhe falara, e derramou sobre ela uma oferta de bebidas e a ungiu com óleo. Jacó deu o nome de Betel ao lugar onde Deus falara com ele. Partiram de Betel. Antes de chegar à Efrata, Raquel entrou em trabalho de parto e teve dificuldade para dar à luz. A parteira lhe avisa para não temer pois o filho nasceria. Quando estava quase morrendo, deu ao filho o nome de Benoni, mas o pai deu-lhe o nome de Benjamim. Raquel morreu e foi sepultada em Belém, no caminho de Efrata. Jacó levantou uma coluna na sepultura que até hoje marca o túmulo de Raquel. Israel partiu novamente e armou acampamento adiante de Migdal-Éder. Na mesma região em que vivia, Ruben um dos seus doze filhos, deitou-se com Bila. Ela era concubina de seu pai e ele não se agradou de saber. A geração de Jacó com suas esposas e concubinas são: Com Léia, sua esposa: Rúben, o filho mais velho, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom. Com Raquel, sua esposa: José e Benjamin. Com Zilpa, serva de Léia: Gade e Aser. Com Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali. Jacó foi visitar seu pai Isaque em Hebrom, cidade onde Abraão e Isaque tinham morado. Isaque morreu em idade avançada, com cento e oitenta anos. Jacó e Esaú, seus filhos, o sepultaram.
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
Capítulo 34 de gênesis
O capítulo 34 de Gênesis fala da desonra de Dina, filha de Jacó e Léia. Conta que ao visitar as moças daquele lugar, Hamor o chefe de lá tinha um filho chamado Siquém. Quando Siquém viu Dina pegou-a e com força a fez ter relações com ele. Apaixonou-se e procurou fazer com que ela o amasse. Depois disse a seu pai para pedi-la em casamento para ele. Jacó ficou sabendo que sua filha fora desonrada. Seus filhos que estavam no campo, quando chegaram ficaram indignados ao saber do ocorrido. Siquém havia feito uma coisa vergonhosa perante Israel desonrando a filha de Jacó. Porém Hamor, pai de Siquém, foi falar com Jacó. Foi dizer que seu filho estava apaixonado e queria casar. Propôs que ficassem com eles habitando na mesma terra e que seus filhos e as filhas daquele povoado poderiam casar-se entre si. Porém, os filhos de Jacó foram irredutíveis e disseram que todos os homens que pertenciam ao povo de Hamor, deveriam ser circuncidados para contrair matrimônio. Hamor e seu filho Siquém concordaram. Foram aos portões da cidade e avisaram aos moradores que o povo de Jacó poderia morar e negociar, além de poder se casarem entre si, na condição de todos os homens serem circuncidados. Todos os homens maiores de idade foram circuncidados. Porém, 3 dias depois quando os homens ainda sentiam fortes dores, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, pegaram suas espadas e entraram na cidade matando todos os homens. Tiraram Dina da casa de Siquém e a levaram. Enquanto isso, os outros filhos de Jacó roubaram as coisas de valor que tinham na cidade para se vingar da desonra da irmã. Levaram mulheres e crianças como prisioneiras. Então Jacó disse a Simeão e a Levi: assim vocês me deixaram numa situação difícil. Agora os cananeus, perizeus e todos os moradores dessa cidade vão ficar com ódio de mim. Podem se ajuntar e nos atacar matando a nossa família inteira. E seus filhos responderam: Não podiamos deixar nossa irmã ser tratada como prostituta.
Capítulo 33 de gênesis
O capítulo 33 de Gênesis fala do encontro de Jacó e Esaú. Jacó avistando seu irmão com os 400 homens, dividiu seus filhos em grupos. Na frente, as servas com seus filhos, atrás Léia e os filhos, e por último Raquel e o filho. Logo em seguida, Jacó passou a frente ajoelhando-se 7 vezes e encostou o rosto no chão, chegando próximo ao seu irmão. Esaú correu ao seu encontro, o abraçou e o beijou. Quando observou que a sua volta tinham outras pessoas, perguntou quem eram. Jacó disse que eram suas esposas, servas e filhos. Depois ele falou à respeito dos animais que lhe dera de presente, pediu para que ele não rejeitasse, pois havia dito que tinha o bastante. Deus o tinha abençoado e ele queria presenteá-lo. Jacó comparou vê-lo como se estivesse vendo Deus, pela forma como ele o recepcionou. Esaú aceitou e o chamou para acompanhá-lo, até ofereceu uns empregados, porém Jacó preocupou-se com a dificuldade dos filhos em andar depressa, suas ovelhas e vacas com crias. Avisou a seu irmão que iria atrás com os passos dos animais e dos filhos, até chegar a Seir. Jacó chamava seu irmão de senhor, como se ele fosse seu patrão. Ele queria conquistar a amizade do irmão. Jacó foi para Sucote, lugar chamado assim porque foi construído uma casa para si e um abrigo para os animais. Jacó voltou para Canaã, na cidade de Siquém. Ficou acampado ali perto. Comprou as terras dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem barras de prata. Neste local construiu um altar e pôs o nome de Deus, Deus de Israel.
Capítulo 32 de Gênesis
O capítulo 32 de Gênesis inicia com Jacó fazendo planos para encontrar Esaú, seu irmão. Enquanto Jacó seguia o seu caminho, apareceram anjos e ele chamou o lugar de Maanaim, acampamento de Deus. Enviou mensageiros para falar com Esaú afim de que ele pudesse ser bem recebido pelo irmão. Os mensageiros voltaram dizendo que Esaú viria ao seu encontro com 400 homens. Com medo de ser atacado por Esaú e os homens, dividiu o seu rebanho e as pessoas que estavam com ele em 2 grupos. Caso um grupo fosse atacado, o outro poderia escapar. Depois Jacó fez uma oração a Jesus, pedindo ajuda, pois temia morrer e também suas mulheres e filhos. Pediu que o livrasse do seu irmão e lembrou a Deus que prometera que tudo correria bem, tanto para com ele, como para sua descendência. Naquela noite Jacó dormiu onde estava. Ao acordar separou uns animais para dar de presente a Esaú. Porém pediu para seus empregados irem na frente com os animais, caso encontrassem com Esaú e ele perguntasse quem era seu patrão, responderiam é Jacó. Está vindo e mandou que entregasse esses presentes ( os animais). A ideia de Jacó era acalmar Esaú com os presentes. Depois disso, Jacó seguiu com suas mulheres, suas duas servas e seus 11 filhos. Após todos terem atravessado o ribeiro, ele ficou sozinho. Chegou um homem e se pôs a lutar, não podendo dominá-lo feriu-lhe a coxa. O homem então disse que iria, pois já era de manhã e lutara até então. Mas Jacó não permitiu que fosse embora sem abençoa-lo. Porém o homem perguntou seu nome e quando ele disse, Jacó, o homem retrucou dizendo: você agora se chamará Israel, pois lutou com Deus e com homens e viste Deus face a face. Em seguida Jacó foi abençoado. O lugar da luta foi chamado Peniel, pois Jacó viu Deus face a face e sua alma foi salva. Os filhos de Israel não comem até hoje o músculo da coxa porque foi o local golpeado na luta.
Assinar:
Comentários (Atom)



